Podemos nos hidratar mergulhando na água em vez de beber?
Das pesquisas que fiz, obtive respostas controversas para esta pergunta!
Alguns estudiosos afirmam que a água não pode atravessar a barreira da pele.
Como a pele é feita de algo chamado epitélio escamoso estratificado , que é impermeável, então a água não consegue passar pelas camadas de sua pele para hidratar você. A água vai entrar em suas células mais superficiais, e é por isso que elas incham se você tomar um longo banho de emersão mas a água não atravessa a barreira da pele.
A pele pode absorver apenas um pouco de água
O normal que a água saia (transpiração), e não que a água entre (absorção).
Por um lado, a nossa pele evoluiu para conservar água dentro das células e, por outro ela tem uma função barreira que impede a proliferação de bactérias entre outros agentes tóxicos para a pele.
A água que absorvemos no banho permanece principalmente nas camadas externas da pele e é perdida por evaporação depois que saímos.
O que diz a ciência?
A ciência afirma: a pele absorve minerais durante a imersão.
Pesquisas no campo da balneoterapia, que consiste em imersões de água mineral para tratar doenças, sugerem que minerais úteis na água podem ser absorvidos pela pele, desafiando suposições anteriores.
Uma revisão de mais de 120 livros e artigos acadêmicos de Stephen C. Mitchell e Rosemary Waring, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, publicada no ano passado na revista Xenobiotica , encontrou evidências de íons cruzando a barreira da pele.
Alguns estudos demonstraram aumentos nos níveis de magnésio e sulfato após a imersão em sais de Epsom .
Embora mais pesquisas sejam necessárias, os primeiros resultados oferecem a possibilidade de que banhos de imersão em fontes termais minerais podem oferecer benefícios de cura, relaxamento e energização de minerais importantes para a saúde humana.
A ciência confirma os relatos pessoais de muitas pessoas que relatam um aumento geral no bem-estar físico, emocional e mental como resultado de suas sessões de imersão em águas termais.